quinta-feira, 14 de julho de 2016

BISCOITOS DE POLVILHO

Como estamos no mês das férias vamos começar testando uma receitinha para os pequenos. Biscoito de polvilho é levinho e toda criança gosta. Essa receita é da chefe de gastronomia funcional Lidiane Barbosa, que ministra cursos e consultorias em restaurantes. Ela é apaixonada por alimentos e suas propriedades deixando suas receitas além de saudáveis, deliciosas. Então vamos testar e saber se realmente são fácies de fazer e viciantes como ela mesmo diz.

@lidibarbosa11

BISCOITO DE POLVILHO

- 200 g de polvilho doce
- 180 g de farinha de amêndoas
- 30 g de polvilho azedo
- 2 ovos 
- 100 g de biomassa de banana verde (ou mais um ovo) *optei pelo ovo
- 2/4 de xícara de óleo de coco
- 1/2 copo de água quente
- 3 colheres de sopa de gergelim torrado
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
- sal e temperinhos a gosto



Enquanto misturava os ingredientes secos em uma tigela, deixei os ovos e o óleo de coco batendo na batedeira.


Quando adiciona os ingredientes secos aos líquidos, a massa já começa criar forma, então cuidado ao colocar a água quente. Coloque aos poucos para a massa não ficar mole. Coloquei metade da água. Como não usei biomassa e sim mais um ovo como sugerido na receita, acredito que a massa chega no ponto mais rápido (mas se tiver biomassa, use, ela é muito nutritiva).



Coloquei a massa em um saco de confeitar e fiz em dois tamanhos (os mais grossos ficam macios por dentro, e os mais finos bem sequinhos, mais crocantes). Usei a SILPAT na assadeira, que é essa esteira de silicone pra não precisar untar.
Forno preaquecido 180ºC por 25 minutos. Mas fique de olho, porque pode ter variação de temperatura de cada forno.


E querem saber minha opinião? Ficaram deliciosos, muito gostoso, crocante e realmente viciantes. Gostei dos maiores porque ficam macios, mas os palitinhos também ficaram ótimos. Meu filho adorou. Opção de lanchinho de férias e também volta ás aulas.
Lidi Barbosa realmente arrasou na receita. E pra quem não sabe, a Lidiane Barbosa tem um livro de receitas infantis, "Vó Leninha em... O aniversário de Isabela" (Editora Viajante do Tempo), junto com a escritora Ana Paula de Abreu. São receitas de salgados, bolos, doces, todos sem o uso de glúten, leite, açúcar refinado e outros alergênicos.




BOAS FÉRIAS!!!

5 comentários:

  1. Eu provei e aprovei esta receita! Minhas filhas tb amaram. É uma receita para ter no livro e fazer sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc Fez?! Que ótimo!! O bolo de cenoura que postei agora tb é uma delicia!

      Excluir
  2. Oieee!!! Ótima receita! Mas umas dúvidas... Vc acha que dá pra substituir a farinha de amêndoas por farinha de aveia (mais barata e mais fácil de achar) ? Se colocar só polvilho doce tb dá certo? Bjos linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, eu ainda não testei com substituições... Acredito que vai farinha de amêndoas pra ficar lowcarb. Depois eu testo e te falo... beijo beijo

      Excluir
    2. Oi Luana, eu ainda não testei com substituições... Acredito que vai farinha de amêndoas pra ficar lowcarb. Depois eu testo e te falo... beijo beijo

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!